sexta-feira, 27 de junho de 2014

Atividade 3.2 - Traçando o histórico da relação escola/comunidade


       Vários projetos foram realizados na Escola Estadual General Penha Brasil, mais o que mais sensibilizou os alunos e a comunidade escolar foi o Projeto“ BULLYING a brincadeira que não tem graça,” pós toda a comunidade escolar se sensibilizaram e participaram das atividades realizadas e tomaram consciência que o BULLYING é uma ameaça à dignidade humana. O projeto despertou no aluno e na comunidade encorajamento a todos a denunciar o agressor e ajudar a vítima que sofre BULLYING.



                                   GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCA??O E DESPORTOS
 ESCOLA ESTADUAL GENERAL PENHA BRASIL


                                            Tema
BULLYING a brincadeira que não tem graça


               Primeiro momento dos alunos pesquisando sobre o assunto 
   
                                                         
                                              JUSTIFICATIVA

        BULLYING esse fenômeno é tanto um problema social quanto mundial ocorrendo em toda e qualquer escola, seja na pública ou privada, rural ou urbana e até mesmo fora da escola como na rua ou em áreas de lazer, na vizinhança e, inclusive com adultos nos locais de trabalho. Muitas vezes esse comportamento vem de casa e que alguns pais não questionam as atitudes de seus filhos
Observando essas atitude humana, sentimos a necessidade de trabalhar com este projeto, o tema Bullying devido esse conflito que está acontecendo no recinto escolar. No entanto queremos resgatar conceitos de valores, visando buscar mudanças nos comportamentos e atitudes dos nossos alunos e comunidade escolar encorajando a todos a denunciar o agressor e ajudar a vítima.


                                             Objetivo Geral

       Abordar o tema sobre Bullying para despertar no aluno e comunidade escolar o senso crítico sobre o mal causado pelo preconceitos e que leve a valorização de si e dos outros colegas.


                                              Objetivos Específicos

     *Conhecer o significado da palavra Bullying.
     * Debater com os alunos sobre o comportamento agressivo físico e moral.
     *Identificar os tipos de Bullying e suas conseqüências.
     *Mostrar a importância de se e dos outros na nossa vida.
     *Pesquisar reportagem sobre o tema. 


                                                Público Alvo

      *Alunos do 6º .7º, e 9º ano letivo


                                                Período de Execução

       *No decorrer do ano letivo.


                                                  Avaliação

           Ao final do projeto será feita uma das atividades realizadas se houve mudanças no comportamento dos alunos e comunidade escolar.


                                               Elaboração do Projeto
 
   Sandra Maria Siva da Cunha


                                    


 




                                                      






quinta-feira, 26 de junho de 2014

http://loppesmanuel.blogspot.com.br

http://loppesmanuel.blogspot.com.br/


                      Atividade 3.1- Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais

         Professores da Escola General Estadual Penha Brasil, inclui no seu plano diário atividades envolvendo as mídias sociais. Para a Professora Maria Pereira Carvalho, muitos visualizam as mídias sociais como uma diversão e nada mais que isso, mais ela encontrou nessas ferramentas formas atraentes de desenvolver suas atividade pedagógicas, é isso que os alunos querem, desafios e se envolverem com as novas tecnologias. O aluno Luiz Guilhermem do 8º ano C, relatou no seu discurso que as mídias sociais como FACEBOOK, não é só para relacionar com conversas pessoas, durantes as aulas pelo o FACEBOOK, nos também aprendemos postar atividades relacionados aos conteúdos que o professor passa, e assim trocamos informações.
         Então usar as mídias como instrumentos pedagógicos é atraente mais também desafiador, certos momentos geram conflitos na construção, pois nos educadores devemos estar atento e assumir um papel ativo, demonstrando autoridade e conhecimento, auxiliar o educando de maneira que ele possa anal izar de forma crítica.
-Loppesmanuel.blogspot.com.br
-penhabrasil1973.blogspot.com.br

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL GENERAL PENHA BRASIL

A Escola Estadual General Penha Brasil, situada a Rua Juscelino Kubitschek, nº 926.
no bairro Aparecida, foi fundada no governo do Coronel Hélio da Costa Campos, aos 22 dias do mês de março de 1973 e instalada em 02 de abril do mesmo ano, com o nome de Unidade Integrada Penha Brasil, em homenagem ao exímio General do Exército Nestor Penha Brasil. A Escola foi criada pelo o decreto nº 030 de junho de 07 de junho de 1973, publicado no Diário Oficial nº 43 de 07 de julho do mesmo ano.
De acordo com o decreto nº 021 de 07 de junho de 1977 0 governador do Território Federal de Roraima,usando das atribuições que lhe confere o artigo 18, item II do Decreto nº 411 de 08/01/1969 e considerando a nova estrutura de ensino introduzida pela lei 5.692 de 11/08/ 1971 e a necessidade de atualizar a denominação das Escolas de 1º e 2º graus do Sistema de Ensino do Território, decreta no artigo 1º a mudança de denominação da Escola de Unidade Integrada Penha Brasil para Escola de 1º grau Penha Brasil
Em 1º de novembro de 2001, após passar por ampla reforma, a escola foi reinaugurada como padrão. Hoje o nível e modalidade mantida é o Ensino Fundamental Maior de 6º ao 9º ano.
A Escola Estadual General Penha Brasil funciona em dois turnos, com 14 salas de aulas, formando um total de 16 turmas, atendendo no turno matutino de 6º ao 7ºano e no vespertino de 8º ao 9ºano, somando um total de 367 alunos.
Durante os 42 anos de funcionamento, esta escola contou com 12 diretores sendo a primeira Diretora a Professora Lenir Matos Pereira. Atualmente a Equipe Técnica Administrativa e Pedagógica é composta por:
  • Gestora Escolar: Professora Dilma Roselli Coutinho da Silva Oliveira
  • Gestora administrativa: Professora Mônica da Silva Macedo
  • Coordenadoras Pedagógicas: Professora Eleene Trindade de Araújo Barreto
  • Professora Rosângela Carneiro Barreto
  • Orientadoras Educacional: Professora Sandra Maria Silva da Cunha
  • Professora Carla Olimpia da Silva Macedo
  • Professora Josélia de Lima Rodrigues
  • Secretário: Manoel Tácito Cunha de Campos
  • Conta com um quadro de 36 professores
  • A situação socioeconômica das famílias dos alunos da Escola Estadual General Penha Brasil é extremamente variada, pois, há filhos de funcionários públicos, empregadas domésticas, marceneiros, pequenos comerciantes dentre outros e ainda existem famílias desempregadas que recebem a assistência social através da bolsa família e do vale solidário.

A Escola Estadual General Penha Brasil objetiva promover a excelência em educação, produzindo e difundindo o conhecimento, sempre compromissada com a formação ética, educando para o exercício pleno da cidadania, criando possibilidade para que os alunos construam sua independência intelectual, desenvolvam autonomia, tenham competência e habilidades para se inserir na sociedade com eficácia e eficiência.

A Escola Estadual General Penha Brasil vem desempenhando um importante papel na formação de cidadãos comprometidos com o futuro da sociedade roraimense. E tem o compromisso de favorecer a descoberta de talentos naturais dos educandos estimulando as suas potencialidades, pois , desenvolvemos vários projetos, tais como “Pintando a inclusão” “Desenvolvendo a Habilidades com o Lúdico”, “Oficinas Pedagógicas”, que favorecem ainda o desenvolvimento das múltiplas inteligências e o Projeto Tértulia”, que possibilita tornar os alunos leitores críticos sensíveis aos problemas sociais da nossa comunidade e do nosso país, cidadãos éticos, participativos, que buscam o desenvolvimento sustentável, ansiando por uma sociedade mais justa e humana.

A Escola Estadual General Penha Brasil conta com vários parcerias que nos ajudam ao longo da nossa história, entre elas podemos destacar a Universidade Federal de Roraima com o Projeto Saúde na Escola, a Universidade Cathedral com os alunos de psicologia, a Policia Militar do Estado de Roraima com Projeto Patrulha Escolar e o Canil, contribuindo para oferecer a melhor qualidade de ensino e tem como objetivo primordial de formar pessoas conscientes do seu papel na sociedade e que sejam capazes de intervir no mundo a fim de torná-lo mais humano fraternal.


Acreditamos ainda, que todos os esforços mobilizados ao longo do tempo para o sucesso da Escola Estadual General Penha Brasil, vem contribuindo para que sejamos mais empenhados na realização das diversas atividades propostas construídas através de uma gestão democrática juntamente com toda comunidade.